top of page
Buscar
  • Foto do escritorElton Cortes

Anvisa alerta sobre intoxicações por saneantes

AAnvisa, por meio da Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), recebeu três notificações de casos de intoxicações decorrentes da exposição ocupacional, em âmbito hospitalar, a uma mistura indevida de saneantes à base de quaternários de amônio, biguanida (Indagerm 5G®) e hipoclorito a 1%. Por esse motivo, a Agência alerta: é importante respeitar sempre as instruções do fabricante quanto às condições de uso dos saneantes.


Entre os sintomas apresentados pelas pessoas intoxicadas, foram relatados: irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, cefaleia (dor de cabeça), além de lesões eritematosas (vermelhidão na pele) e pruriginosas (que provocam o desejo de coçar) por todo o corpo. Um dos trabalhadores, exposto à mistura de saneantes de forma não intencional durante a desinfecção de leitos hospitalares, precisou de atendimento médico especializado, caso classificado como evento adverso grave.


Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares.


https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-alerta-sobre-intoxicacoes-por-saneantes

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page