top of page
Buscar
  • Foto do escritorElton Cortes

Monkeypox

A Monkeypox, ou varíola dos macacos, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Apesar do nome popular, é importante destacar que os macacos não são reservatórios, ou seja, não são capazes de permitir que o vírus da varíola viva e se multiplique em seus organismos. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores (como esquilos, por exemplo) nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta sobre casos da doença em países não endêmicos. Dessa forma, em 23 de maio deste ano foi ativada a Sala de Situação de Monkeypox, na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para coordenar a resposta aos casos prováveis da doença no país e organizar as ações relacionadas à vigilância e à assistência à saúde. Clique aqui para acessar a página do Ministério da Saúde.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page